V4 Veículos
ampliar

O Rally dos Sertões – agora chamado apenas de ‘Sertões’ após novo reposicionamento da marca – trará desafios inéditos e promete ser um dos mais duros dos últimos anos. A começar pelo número de etapas, que serão oito em 2019 contra sete dos últimos oito anos, e o fato de o maior rali das Américas largar de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, com destino a Aquiraz, na região metropolitana da capital cearense Fortaleza, com passagem pelo temido Jalapão. A prova vai de 24 de agosto a 1º de setembro e vai percorrer cerca de 4.800 quilômetros.

Para Gunter Hinkelmann, um rali de novidades. O piloto, que corre com dupla cidadania (é norte-americano de nascimento e brasileiro por opção), alinhará na classe T1 FIA Brasil a bordo do Mitsubishi ASX, carro com o qual disputou duas provas neste ano para testes; o apoio mecânico e logístico, desta vez, fica a cargo da equipe FD Rally Team, e seu navegador será o experiente Deco Muniz.

“Este vai ser um Sertões em que praticamente começo tudo do zero: carro, equipe e navegador novos, em um trajeto também em sua maioria inédito. Afinal de contas, é disso que se trata: o desafio. Tivemos um tempo de preparação para testar o carro, prová-lo em algumas competições, afinar o discurso e a sinalização entre piloto e navegador, e o trabalho com a equipe tem ido muito bem. Estou contente, estou confiante e espero fazer um bom Sertões”, destaca Hinkelmann, que vai para sua nona edição da principal prova do off-road brasileiro.

Deco Muniz vai para seu 16º Sertões como navegador – de 2001 para cá, só não participou das edições de 2014 e 2016, e em 2005 foi chefe de equipe. Tido como dos mais experientes e vencedores navegadores do rali nacional, o paulista de 49 anos fará seu primeiro Sertões ao lado de Gunter – e já esteve ao lado do piloto em três provas nesta temporada, duas no Mitsubishi ASX e uma entre os UTVs. 

“Cumprimos o que queríamos, testamos o carro, afinamos o entrosamento da dupla e estamos muito empolgados para o Sertões. Tivemos um tempo curto de preparação, mas foi muito positivo, pois pudemos acessar várias áreas do carro e acho que tanto eu como o Gunter estamos bem afinados. Vamos trabalhar duro e acho que temos tudo para fazer um excelente Sertões”, disse.