V4 Veículos
ampliar

"Vencer desafios" é prioridade na rotina do profissional que faz da boleia do caminhão seu 'ganha pão'. E foi por eles que os postos da Petrobras da Rede Siga Bem e a IVECO se uniram à organização da Gincana do Caminhoneiro - mais tradicional ação itinerante das estradas brasileiras - para fazer algo a mais para quem passa boa parte de sua vida na estrada.

Assim, a 29ª Gincana do Caminhoneiro - que teve início em meados de junho com o intuito de rodar 27 mil km com duas equipes itinerantes até março/21 - chega a Assu/RN para o final de mais uma fase de 18 etapas, somando mais de 6 mil atendimentos no circuito de saúde e cumprindo a meta de dar suporte físico e emocional aos estradeiros.

Nos próximos dias 30 e 31 de outubro, será realizada no Posto Florestal - localizado no km 110 da BR 304 - a 54ª etapa da temporada com seu circuito de saúde, onde os caminhoneiros serão alertados sobre as atitudes que devem virar hábito diário para evitar o contágio e a disseminação do Coronavírus, além de informações técnicas (para que estejam mais capacitados para o trabalho) e motivação, proporcionando-lhe experiências que possam ajudá-lo a enfrentar os desafios na estrada.

Com apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, os estradeiros de passagem pelo Posto Florestal poderão participar dos atendimentos preventivos para detectar possíveis doenças silenciosas, incluindo checagem do nível de glicose no sangue, para investigação e controle de casos de diabetes; aferição da pressão arterial para descobrir se há hipertensão e minimizar riscos de ataques cardíacos, além de orientações sobre obesidade e vacinação (de acordo com a disponibilidade da Secretaria de Saúde de cada município). E como estamos no Outubro Rosa, mês mundialmente conhecido pelo combate ao câncer de mama, os caminhoneiros receberão uma cartilha de conscientização sobre a importância do autoexame e do diagnóstico precoce da doença.

Após passar pelo circuito de saúde, o caminhoneiro será levado por um dos instrutores da GDC até pista da arena no Posto Florestal, onde receberá uma aula prática de desinfecção da cabine do caminhão, verificando a importância da higienização de pontos da boleia (maçaneta, volante, marcha, retrovisor, por exemplo), que estão mais sujeitos à contaminação.

Feito isso, o caminhoneiro tem a oportunidade de testar sua habilidade no volante no percurso do slalom, num zigue-zague entre cones, evitando os obstáculos e procurando chegar no menor tempo possível. Aquele que tiver o melhor desempenho na pista do Posto Florestal será o merecedor da última vaga classificatória da terceira semifinal, que acontece no domingo, 1º de novembro, quando os 18 melhores tempos das terceira fase - que compreende da 37ª à 54ª etapa - estarão reunidos para disputar cinco vagas para a grande final do evento, que dará ao vencedor um caminhão IVECO Tector zero km.

Para fazer valer o seu tempo na pista e ter a chance de concorrer ao cobiçado prêmio, o participante do slalom deve ter obrigatoriamente passado pelo circuito de saúde, ter CNH categorias C, D ou E, e apresentar um comprovante de consumo de R? 500 em abastecimento feito no posto sede da etapa ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.

Adrenalina em alta na 3ª semifinal

Com participação especial da FPT e Nexpro, a terceira semifinal da 29ª Gincana do Caminhoneiro acontecerá também no Posto Florestal no dia 1º de novembro (domingo), com um dia marcado marcado por habilidade e destreza dos profissionais do volante em três tomadas de tempo no percurso do slalom, monitoradas por cronometristas com o auxílio de fotocélulas. Entre uma tomada de tempo e outra, serão realizadas rodas de conversa e atividades educativas.

Destaque também para a entrega do título de "Gincaneiros 2020" aos 18 'bons de braço', em reconhecimento à importância do transportador rodoviário de cargas na cadeia do transporte, ao quanto ele pode auxiliar para reduzir riscos de contágio e disseminação do Coronavírus e à somatória de boa conduta e habilidade necessária para conduzir um caminhão.

No final do dia, serão conhecidos os cinco motoristas que estarão mais perto de realizar o sonho de ganhar um caminhão IVECO Tector Zero Km, com a garantia de vaga para a grande final da 29ª Gincana do Caminhoneiro, que acontecerá em março/21.

Serviço:
Gincana do Caminhoneiro no Posto Florestal - BR 340 km 110, em Assu/RN
54ª Etapa - Dias 30 e 31/10, das 8h às 18h.
*Para evitar aglomeração, haverá um limite seguro de participação para não formar filas. Isso pode fazer com que as inscrições sejam encerradas antecipadamente
3ª Semifinal - Dia 1°/11 no Posto Florestal - BR 340 km 110, em Assu/RN
Das 8h às 18h.